Serviço de efetivação de pagamento com dois cartões
Após consumir o serviço de criação de transação e obter um NIT, é possível prosseguir para a próxima etapa do fluxo: a chamada ao serviço de efetivação de pagamento.
Isso pode ser feito informando apenas um meio de pagamento (veja o documento "Serviço de efetivação de pagamento") ou 2 (dois) meios de pagamento.
Neste capítulo, trataremos dos pagamentos que são feitos com 2 (dois) meios de pagamento, o qual chamamos de Pagamento com dois cartões.
Para usar esta funcionalidade, entre em contato com o nosso suporte e solicite a ativação da mesma em sua loja.
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FluxoO fluxo de um pagamento com dois cartões possui diferenças importantes quando o comparamos com o pagamento tradicional.
A primeira diferença é que temos duas transações para uma mesma chamada e cada uma delas é usada para efetuar o pagamento de um dos meios de pagamento informados. A primeira transação é criada na chamada de criação de transação no Carat e a segunda transação é criada indiretamente na chamada de pagamento com dois cartões.
A segunda diferença é que, por causa disso, alguns dados da primeira transação são modificados durante a efetivação do pagamento. Inicialmente, a primeira transação possui o valor total da compra, as parcelas e o tipo de financiamento próprios. Quando a chamada de pagamento com dois cartões é feita, seu valor é alterado para ser igual ao do primeiro meio de pagamento e o mesmo ocorre com as parcelas e o tipo de financiamento, caso estes sejam informados na requisição. Já a segunda transação terá o valor, as parcelas e o tipo de financiamento informados pelo segundo meio de pagamento. Mas, no caso da segunda transação não informar dados de parcelamento e tipo de financiamento, ela herdará essas configurações da primeira transação original. A soma dos valores da primeira e da segunda transações deve ser igual ao valor informado na criação da primeira transação no Carat.
A terceira diferença é que a resposta de dois cartões é composta pelas respostas de cada uma das transações. Sendo assim, haverá situações em que a resposta de uma transação afetará a resposta da outra.
A seguir, iremos abordar os cenários previstos no Carat com mais detalhes.
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Fluxo de pagamento com confirmação automáticaO fluxo de pagamento com confirmação automática nos pagamentos com dois cartões possui uma peculiaridade que é dividir o pagamento em 3 (três) etapas: atualização/inicialização das transações; pagamentos; confirmações.
Em caso de falha em qualquer uma das transações, o Carat não prossegue para a etapa seguinte e faz tratamentos que serão explicados a seguir nos casos de falhas.
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Caso de sucesso#
Caso de falha no pagamento da primeira transaçãoQuando o primeiro pagamento falha, a segunda transação será cancelada e não será disparada para a Autorizadora. Uma ocorrência é gerada para a equipe de suporte do Carat e o lojista, caso deseje, pode entrar em contato.
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Exemplo de resposta#
Caso de falha no pagamento da segunda transaçãoQuando o segundo pagamento falha, a primeira transação será desfeita. Uma ocorrência é gerada para a equipe de suporte do Carat e o lojista, caso deseje, pode entrar em contato.
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Exemplo de resposta#
Caso de falha na confirmação da primeira transaçãoQuando a primeira confirmação falha, a segunda transação será desfeita. Uma ocorrência é gerada para a equipe de suporte do Carat e o lojista, caso deseje, pode entrar em contato.
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Exemplo de resposta#
Caso de falha na confirmação da segunda transaçãoQuando a segunda confirmação falha, a primeira transação já está confirmada e o cancelamento, caso seja desejado, deve ser feito manualmente, seja usando o cancelamento REST ou o Portal do Lojista. Uma ocorrência é gerada para a equipe de suporte do Carat e o lojista, caso deseje, pode entrar em contato.
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Exemplo de resposta#
Fluxo de pagamento com confirmação tardiaO fluxo de pagamento com confirmação tardia nos pagamentos com dois cartões possui uma peculiaridade que é dividir o pagamento em 2 (duas) fases: atualização/inicialização das transações; pagamentos.
Em caso de falha em qualquer uma das transações, o Carat não prossegue para a etapa seguinte e faz tratamentos que serão explicados a seguir nos casos de falhas.
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Caso de sucesso#
Caso de falha no pagamento da primeira transaçãoQuando o primeiro pagamento falha, a segunda transação será cancelada e não será disparada para a Autorizadora.
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Exemplo de resposta#
Caso de falha no pagamento da segunda transaçãoQuando o segundo pagamento falha, a primeira transação será desfeita.
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Exemplo de resposta#
Detalhes da chamada- Recurso:
/v1/payments/multiple/{nit}
- Método HTTP:
POST
- Formato da requisição:
JSON
- Formato da resposta:
JSON
- Parâmetros de cabeçalho:
Parâmetro | Descrição | Formato | Obrigatório |
---|---|---|---|
merchant_id | Código da loja no Carat. Os códigos de produção e certificação serão diferentes. | < 15 AN | SIM |
merchant_key | Chave de autenticação da loja no Carat. As chaves de produção e certificação serão diferentes. | < 80 AN | SIM |
Content-Type | Deve ser enviado com o valor application/json . | = 15 AN | SIM |
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ExemplosAbaixo estão alguns exemplos de chamada do serviço de efetivação de pagamento utilizando a ferramenta cURL.
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PagamentoRequisição:
Para usar este exemplo, não esquecer de definir a variável {{url}}
com o valor
sandbox.ecomm-bin.fiserv.com.br
Resposta:
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Pagamento com cartão armazenadoRequisição:
Para usar este exemplo, não esquecer de definir a variável {{url}}
com o valor
sandbox.ecomm-bin.fiserv.com.br
Resposta:
Códigos de resposta
Veja a referencia no Códigos da API - códigos de resposta
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Parâmetros de requisiçãoNa tabela abaixo está a descrição dos parâmetros de requisição do serviço de efetivação de pagamento com múltiplos meios de pagamento:
Parâmetro | Descrição | Formato | Obrigatório |
---|---|---|---|
multiple_payment_methods[] | Consiste em um array para pagamentos com múltiplos meios de pagamento em que cada item representa um meio de pagamento. Devem ser informados exatamente 2 (dois) itens, os quais são compostos pelos campos descritos abaixo. | ||
authorizer_id | Código da autorizadora no Carat. Saiba mais. Caso este campo não tenha sido enviado na etapa de criação da transação, ele passa a ser obrigatório ao consumir o serviço de efetivação do pagamento. | < 3 N | SIM |
installments | Número de parcelas. Caso não seja informado, será usado o valor passado na inicialização da transação no Carat. | < 2 N | NÃO |
installment_type | Tipo de financiamento. Caso não seja informado, será usado o valor passado na inicialização da transação no Carat. | < 2 N | NÃO |
amount | Valor da compra especificado pela loja para este meio de pagamento (em centavos). | < 12 N | SIM |
number | Número do cartão do comprador (PAN). | < 19 N | SIM |
expiry_date | Data de vencimento do cartão no formato MMAA . Sua obrigatoriedade depende do adquirente escolhido. Na maioria dos casos, esse campo é obrigatório. | = 4 N | COND. |
token | HASH de um cartão armazenado no Carat. Não é permitido enviar um número de cartão aberto (campo number ) e um cartão armazenado (campo token ) na mesma requisição. | = 88 AN | NÃO |
security_code | Código de segurança. Este campo pode não ser obrigatório se a empresa possuir um acordo no contrato firmado com as redes adquirentes, somente para o pagamento de determinados seguimentos. Entretanto é possível configurar a obrigatoriedade do campo nas configurações da loja, consulte o suporte do Carat para mais informações. Importante: um pagamento com agendamento implica no armazenamento dos dados do cartão do comprador no ambiente do Carat. Porém, por questões de segurança, o código de segurança não pode ser armazenado. Por isso, os pagamentos agendados sempre serão executados sem o envio do código de segurança. | < 5 N | COND. |
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Parâmetros de respostaEm caso de sucesso, o código de resposta HTTP será 201
. Qualquer outro código deve ser interpretado como erro. Na
tabela abaixo está a descrição dos parâmetros de resposta do serviço de efetivação de pagamento:
Parâmetro | Descrição | Formato |
---|---|---|
code | Código de resposta do Carat para a operação de múltiplos meios de pagamento. Qualquer código diferente de 0 significa falha. Saiba mais. | < 4 N |
message | Mensagem de resposta do Carat para a operação de múltiplos meios de pagamento. | < 500 AN |
payments[] | Consiste em um array para pagamentos com múltiplos meios de pagamento no qual cada item representa a resposta correspondente a um dos meios de pagamentos. Os itens são compostos pelos campos descritos abaixo. | |
code | Código de resposta do Carat para a operação de pagamento de um dos meios de pagamento. Qualquer código diferente de 0 significa falha. Saiba mais. | < 4 N |
message | Mensagem de resposta do Carat para a operação de pagamento de um dos meios de pagamento. | < 500 AN |
authorizer_code | Código de resposta do autorizador. | < 10 AN |
authorizer_message | Mensagem de resposta do autorizador. | < 500 AN |
status | Status da transação de pagamento no Carat. Saiba mais. | = 3 AN |
nit | Identificador da transação de pagamento no Carat. | = 64 AN |
order_id | Código de pedido enviado pela loja na criação da transação. | < 20 AN |
merchant_usn | Número sequencial único enviado pela loja na criação da transação. | < 12 N |
amount | Valor da compra especificado pela loja para este meio de pagamento (em centavos). | < 12 N |
sitef_usn | Número sequencial único da transação de pagamento no SiTef. | = 6 N |
esitef_usn | Número sequencial único da transação de pagamento no Carat. | = 15 N |
customer_receipt | Cupom (via cliente). | < 4000 AN |
merchant_receipt | Cupom (via estabelecimento). | < 4000 AN |
authorizer_id | Código da autorizadora utilizada na transação. | < 4 N |
acquirer_id | Código do adquirente utilizado na transação. | < 4 N |
acquirer_name | Nome do adquirente utilizado na transação. | < 100 AN |
authorizer_date | Data de efetivação do pagamento retornada pelo autorizador no formato DD/MM/AAAA'T'HH:mm . Exemplo: 13/07/2017T16:03 | = 16 D |
authorization_number | Número de autorização. | < 6 AN |
host_usn | NSU da autorizadora. | < 15 AN |
tid | ID da transação no adquirente. Este campo só é retornado em transações com adquirentes externos ao SiTef. | < 40 AN |
eci | Eletronic Commerce Indicator (indicador do nível de segurança da transação do pagamento via e-Commerce). | < 3 AN |
payment_date | Data de efetivação do pagamento no Carat no formato DD/MM/AAAA'T'HH:mm . Exemplo: 13/07/2017T16:03 | = 16 D |
issuer | Código da bandeira retornado pelo autorizador. | < 5 AN |
authorizer_merchant_id | Código de afiliação do lojista na autorizadora. | < 100 AN |
xid | Campo XID retornado em autenticações 3DS ou certos adquirentes. | < 40 AN |
authentication_url | URL de autenticação retornada em fluxos de pagamento com autenticação. | < 56 AN |
balance | Saldo disponível após pagamentos com cartões tipo Gift. | < 12 N |
payment.analysis | ||
code | Código de resposta da operação de análise de fraude. | < 4 N |
message | Mensagem de resposta da operação de análise de fraude. | < 200 AN |
status | Status da transação de análise de fraude do Carat. Este campo pode assumir os seguintes valores:NOV – Nova.EXP – Expirada.ACC – AceitaREJ – RejeitadaREV – Em revisãoINV – Inválida | = 3 AN |
payment_type | Tipo do pagamento da autorizadora escolhida: B = boleto, C = crédito, D = débito, P = cartão crédito Private Label puro, T = tranferência bancária, G = cartão gift, O = outros meios de pagamentos, W = Boleto NR via Web Service | = 1 AN |