Serviço de efetivação de pagamento com dois cartões

Após consumir o serviço de criação de transação e obter um NIT, é possível prosseguir para a próxima etapa do fluxo: a chamada ao serviço de efetivação de pagamento.

Isso pode ser feito informando apenas um meio de pagamento (veja o documento "Serviço de efetivação de pagamento") ou 2 (dois) meios de pagamento.

Neste capítulo, trataremos dos pagamentos que são feitos com 2 (dois) meios de pagamento, o qual chamamos de Pagamento com dois cartões.

Para usar esta funcionalidade, entre em contato com o nosso suporte e solicite a ativação da mesma em sua loja.

Fluxo#

O fluxo de um pagamento com dois cartões possui diferenças importantes quando o comparamos com o pagamento tradicional.

A primeira diferença é que temos duas transações para uma mesma chamada e cada uma delas é usada para efetuar o pagamento de um dos meios de pagamento informados. A primeira transação é criada na chamada de criação de transação no Carat e a segunda transação é criada indiretamente na chamada de pagamento com dois cartões.

A segunda diferença é que, por causa disso, alguns dados da primeira transação são modificados durante a efetivação do pagamento. Inicialmente, a primeira transação possui o valor total da compra, as parcelas e o tipo de financiamento próprios. Quando a chamada de pagamento com dois cartões é feita, seu valor é alterado para ser igual ao do primeiro meio de pagamento e o mesmo ocorre com as parcelas e o tipo de financiamento, caso estes sejam informados na requisição. Já a segunda transação terá o valor, as parcelas e o tipo de financiamento informados pelo segundo meio de pagamento. Mas, no caso da segunda transação não informar dados de parcelamento e tipo de financiamento, ela herdará essas configurações da primeira transação original. A soma dos valores da primeira e da segunda transações deve ser igual ao valor informado na criação da primeira transação no Carat.

A terceira diferença é que a resposta de dois cartões é composta pelas respostas de cada uma das transações. Sendo assim, haverá situações em que a resposta de uma transação afetará a resposta da outra.

A seguir, iremos abordar os cenários previstos no Carat com mais detalhes.

Fluxo de pagamento com confirmação automática#

O fluxo de pagamento com confirmação automática nos pagamentos com dois cartões possui uma peculiaridade que é dividir o pagamento em 3 (três) etapas: atualização/inicialização das transações; pagamentos; confirmações.

Em caso de falha em qualquer uma das transações, o Carat não prossegue para a etapa seguinte e faz tratamentos que serão explicados a seguir nos casos de falhas.

Caso de sucesso#

Caso de falha no pagamento da primeira transação#

Quando o primeiro pagamento falha, a segunda transação será cancelada e não será disparada para a Autorizadora. Uma ocorrência é gerada para a equipe de suporte do Carat e o lojista, caso deseje, pode entrar em contato.

Exemplo de resposta#
{
"code": "1013",
"message": "Error processing multiple payment methods",
"payments": [
{
"authorizer_code": "014",
"authorizer_message": "14 Cartao Inval.",
"status": "NEG",
"nit": "1234567890abcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890abcdefghijklmnopqr",
"order_id": "1609964926966",
"authorizer_id": "1",
"acquirer_id": "229",
"acquirer_name": "Bin",
"authorizer_date": "06/01/2021T17:28",
"authorization_number": "080384",
"merchant_usn": "16114726760",
"esitef_usn": "210106064204400",
"sitef_usn": "606060",
"host_usn": "707070",
"amount": "1254785",
"payment_type": "C",
"issuer": "1",
"authorizer_merchant_id": "00000005",
"terminal_id": "ES000036"
},
{
"status": "CAN"
}
]
}

Caso de falha no pagamento da segunda transação#

Quando o segundo pagamento falha, a primeira transação será desfeita. Uma ocorrência é gerada para a equipe de suporte do Carat e o lojista, caso deseje, pode entrar em contato.

Exemplo de resposta#
{
"code": "1013",
"message": "Error processing multiple payment methods",
"payments": [
{
"authorizer_code": "000",
"authorizer_message": "Transacao Aprov.",
"status": "PPN",
"nit": "1234567890abcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890abcdefghijklmnopqr",
"order_id": "25053142469",
"customer_receipt": "====CUPOM COMPRADOR====",
"merchant_receipt": "====CUPOM ESTABELECIMENTO====",
"authorizer_id": "1",
"acquirer_id": "299",
"acquirer_name": "Bin",
"authorizer_date": "25/03/2020T17:31",
"authorization_number": "252490",
"merchant_usn": "25053142469",
"esitef_usn": "200325048537130",
"sitef_usn": "252490",
"host_usn": "999252490 ",
"amount": "100",
"payment_type": "C",
"issuer": "1",
"authorizer_merchant_id": "000000000000005",
"payment_date": "25/03/2020T17:31"
},
{
"authorizer_code": "255",
"authorizer_message": "(2)Cartao invalido",
"status": "NEG",
"nit": "1234567890abcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890abcdefghijklmnopqr",
"order_id": "25053142469",
"authorizer_id": "2",
"acquirer_name": "REDE",
"merchant_usn": "25053142469",
"esitef_usn": "200325048537140"
}
]
}

Caso de falha na confirmação da primeira transação#

Quando a primeira confirmação falha, a segunda transação será desfeita. Uma ocorrência é gerada para a equipe de suporte do Carat e o lojista, caso deseje, pode entrar em contato.

Exemplo de resposta#

{
"code": "1013",
"message": "Error processing multiple payment methods",
"payments": [
{
"authorizer_code": "200",
"authorizer_message": "Success. [Cód.: 00]",
"status": "PEN",
"nit": "1234567890abcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890abcdefghijklmnopqr",
"order_id": "1609965604696",
"customer_receipt": "====CUPOM COMPRADOR====",
"merchant_receipt": "====CUPOM ESTABELECIMENTO====",
"authorizer_id": "2",
"acquirer_id": "202",
"acquirer_name": "Bin",
"authorizer_date": "06/01/2021T17:40",
"authorization_number": "177013",
"merchant_usn": "16114726760",
"esitef_usn": "210106064204470",
"host_usn": "304123216",
"tid": "210106064204470",
"amount": "47",
"payment_type": "C",
"payment_date": "06/01/2021T17:40"
},
{
"authorizer_code": "200",
"authorizer_message": "Success. [Cód.: 00]",
"status": "PPN",
"nit": "1234567890abcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890abcdefghijklmnopqr",
"order_id": "1609965604696",
"customer_receipt": "====CUPOM COMPRADOR====",
"merchant_receipt": "====CUPOM ESTABELECIMENTO====",
"authorizer_id": "2",
"acquirer_id": "202",
"acquirer_name": "Bin",
"authorizer_date": "06/01/2021T17:40",
"authorization_number": "962291",
"merchant_usn": "16114726760",
"esitef_usn": "210106064204480",
"host_usn": "487097429",
"tid": "210106064204480",
"amount": "510",
"payment_type": "C",
"payment_date": "06/01/2021T17:40"
}
]
}

Caso de falha na confirmação da segunda transação#

Quando a segunda confirmação falha, a primeira transação já está confirmada e o cancelamento, caso seja desejado, deve ser feito manualmente, seja usando o cancelamento REST ou o Portal do Lojista. Uma ocorrência é gerada para a equipe de suporte do Carat e o lojista, caso deseje, pode entrar em contato.

Exemplo de resposta#
{
"code": "1013",
"message": "Error processing multiple payment methods",
"payments": [
{
"authorizer_code": "200",
"authorizer_message": "Function performed error-free [Cód.: 00]",
"status": "CON",
"nit": "1234567890abcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890abcdefghijklmnopqr",
"order_id": "20030404545",
"customer_receipt": "====CUPOM COMPRADOR====",
"merchant_receipt": "====CUPOM ESTABELECIMENTO====",
"authorizer_id": "2",
"acquirer_id": "414",
"acquirer_name": "IPG",
"authorizer_date": "25/03/2020T17:48",
"authorization_number": "488040",
"merchant_usn": "20030404545",
"esitef_usn": "200325048537190",
"host_usn": "572994560",
"tid": "SIM64194442",
"amount": "102",
"payment_type": "C",
"payment_date": "25/03/2020T17:48"
},
{
"authorizer_code": "200",
"authorizer_message": "Function performed error-free [Cód.: 00]",
"status": "PEN",
"nit": "1234567890abcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890abcdefghijklmnopqr",
"order_id": "20030404545",
"customer_receipt": "====CUPOM COMPRADOR====",
"merchant_receipt": "====CUPOM ESTABELECIMENTO====",
"authorizer_id": "2",
"acquirer_id": "414",
"acquirer_name": "IPG",
"authorizer_date": "25/03/2020T17:48",
"authorization_number": "454463",
"merchant_usn": "20030404545",
"esitef_usn": "200325048537200",
"host_usn": "108829897",
"tid": "SIM45823552",
"amount": "103",
"payment_type": "C",
"payment_date": "25/03/2020T17:48"
}
]
}

Fluxo de pagamento com confirmação tardia#

O fluxo de pagamento com confirmação tardia nos pagamentos com dois cartões possui uma peculiaridade que é dividir o pagamento em 2 (duas) fases: atualização/inicialização das transações; pagamentos.

Em caso de falha em qualquer uma das transações, o Carat não prossegue para a etapa seguinte e faz tratamentos que serão explicados a seguir nos casos de falhas.

Caso de sucesso#

Caso de falha no pagamento da primeira transação#

Quando o primeiro pagamento falha, a segunda transação será cancelada e não será disparada para a Autorizadora.

Exemplo de resposta#
{
"code": "1013",
"message": "Error processing multiple payment methods",
"payments": [
{
"authorizer_code": "19",
"authorizer_message": "19 Refaca Trans.",
"status": "NEG",
"nit": "1234567890abcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890abcdefghijklmnopqr",
"order_id": "25052428543",
"authorizer_id": "1",
"acquirer_id": "229",
"acquirer_name": "Bin",
"authorizer_date": "25/03/2020T17:24",
"authorization_number": "080384",
"merchant_usn": "25052428543",
"esitef_usn": "200325048537090",
"sitef_usn": "606060",
"host_usn": "707070",
"amount": "1254784",
"payment_type": "C",
"issuer": "1",
"authorizer_merchant_id": "00000005"
},
{
"status": "CAN"
}
]
}

Caso de falha no pagamento da segunda transação#

Quando o segundo pagamento falha, a primeira transação será desfeita.

Exemplo de resposta#

{
"code": "1013",
"message": "Error processing multiple payment methods",
"payments": [
{
"authorizer_code": "000",
"authorizer_message": "Transacao Aprov.",
"status": "PPN",
"nit": "1234567890abcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890abcdefghijklmnopqr",
"order_id": "25053142469",
"customer_receipt": "====CUPOM COMPRADOR====",
"merchant_receipt": "====CUPOM ESTABELECIMENTO====",
"authorizer_id": "1",
"acquirer_id": "229",
"acquirer_name": "Bin",
"authorizer_date": "25/03/2020T17:31",
"authorization_number": "252490",
"merchant_usn": "25053142469",
"esitef_usn": "200325048537130",
"sitef_usn": "252490",
"host_usn": "999252490 ",
"amount": "100",
"payment_type": "C",
"issuer": "1",
"authorizer_merchant_id": "000000000000005",
"payment_date": "25/03/2020T17:31"
},
{
"authorizer_code": "255",
"authorizer_message": "(2)Cartao invalido",
"status": "NEG",
"nit": "1234567890abcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890abcdefghijklmnopqr",
"order_id": "25053142469",
"authorizer_id": "2",
"acquirer_name": "Bin",
"merchant_usn": "25053142469",
"esitef_usn": "200325048537140"
}
]
}

Detalhes da chamada#

  • Recurso: /v1/payments/multiple/{nit}
  • Método HTTP: POST
  • Formato da requisição: JSON
  • Formato da resposta: JSON
  • Parâmetros de cabeçalho:
ParâmetroDescriçãoFormatoObrigatório
merchant_idCódigo da loja no Carat. Os códigos de produção e certificação serão diferentes.< 15 ANSIM
merchant_keyChave de autenticação da loja no Carat. As chaves de produção e certificação serão diferentes.< 80 ANSIM
Content-TypeDeve ser enviado com o valor application/json.= 15 ANSIM

Exemplos#

Abaixo estão alguns exemplos de chamada do serviço de efetivação de pagamento utilizando a ferramenta cURL.

Pagamento#

Requisição:

Para usar este exemplo, não esquecer de definir a variável {{url}} com o valor
sandbox.ecomm-bin.fiserv.com.br

curl
--request POST "https://{{url}}/e-sitef/api/v1/payments/multiple/1234567890abcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890abcdefghijklmnopqr"
--header "Content-Type: application/json"
--header "merchant_id: xxxxxxxx"
--header "merchant_key: xxxxxxxxxxx"
--data-binary
{
"multiple_payment_methods": [
{
"number": "45518201234512345",
"expiry_date": "1222",
"security_code": "123",
"authorizer_id": "218",
"installments": "1",
"installment_type": "4",
"amount": "512"
},
{
"number": "45518201234512345",
"expiry_date": "1222",
"security_code": "123",
"authorizer_id": "218",
"installments": "1",
"installment_type": "4",
"amount": "510"
}
]
}
--verbose

Resposta:

{
"code": "0",
"message": "OK. Transaction successful.",
"payments": [
{
"authorizer_code": "000",
"authorizer_message": "Transacao Aprov.",
"status": "PPC",
"nit": "1234567890abcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890abcdefghijklmnopqr",
"order_id": "20125445982",
"customer_receipt": "====CUPOM COMPRADOR====",
"merchant_receipt": "====CUPOM ESTABELECIMENTO====",
"authorizer_id": "1",
"acquirer_id": "299",
"acquirer_name": "Bin",
"authorizer_date": "20/03/2020T14:32",
"authorization_number": "202650",
"merchant_usn": "16013439434",
"esitef_usn": "200320048363850",
"sitef_usn": "202650",
"host_usn": "999202650 ",
"amount": "512",
"payment_type": "C",
"issuer": "1",
"authorizer_merchant_id": "000000000000005",
"payment_date": "20/03/2020T14:32"
},
{
"authorizer_code": "000",
"authorizer_message": "Transacao Aprov.",
"status": "PPC",
"nit": "1234567890abcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890abcdefghijklmnopqr",
"order_id": "20125445982",
"customer_receipt": "====CUPOM COMPRADOR====",
"merchant_receipt": "====CUPOM ESTABELECIMENTO====",
"authorizer_id": "2",
"acquirer_id": "299",
"acquirer_name": "Bin",
"authorizer_date": "20/03/2020T14:32",
"authorization_number": "202651",
"merchant_usn": "16013439434",
"esitef_usn": "200320048363860",
"sitef_usn": "202651",
"host_usn": "999202651 ",
"amount": "510",
"payment_type": "C",
"issuer": "2",
"authorizer_merchant_id": "000000000000005",
"payment_date": "20/03/2020T14:32"
}
]
}

Pagamento com cartão armazenado#

Requisição:

Para usar este exemplo, não esquecer de definir a variável {{url}} com o valor
sandbox.ecomm-bin.fiserv.com.br

curl
--request POST "https://{{url}}/e-sitef/api/v1/payments/1234567890abcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890abcdefghijklmnopqr"
--header "Content-Type: application/json"
--header "merchant_id: xxxxxxxx"
--header "merchant_key: xxxxxxxxxxx"
--data-binary
{
"multiple_payment_methods": [
{
"token": "g16hJtpdU6XEN3FP-ApQ9pKTGII5Fa9Y12tRX-qfyC-+BUCV5OaFn807zwwOR6rDtKoRnIJg0QbikaJqJqosyQ==",
"authorizer_id": "1",
"installments": "1",
"installment_type": "4",
"amount": "512",
"security_code": "123"
},
{
"token": "g16hJtpdU6XEN3FP-ApQ9pKTGII5Fa9Y12tRX-qfyC-+BUCV5OaFn807zwwOR6rDtKoRnIJg0QbikaJqJqosyQ==",
"authorizer_id": "2",
"installments": "1",
"installment_type": "3",
"amount": "510",
"security_code": "321"
}
]
}
--verbose

Resposta:

{
"code": "0",
"message": "OK. Transaction successful.",
"payments": [
{
"authorizer_code": "000",
"authorizer_message": "Transacao Aprov.",
"status": "PPC",
"nit": "1234567890abcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890abcdefghijklmnopqr",
"order_id": "20125445982",
"customer_receipt": "====CUPOM COMPRADOR====",
"merchant_receipt": "====CUPOM ESTABELECIMENTO====",
"authorizer_id": "1",
"acquirer_id": "229",
"acquirer_name": "Bin",
"authorizer_date": "20/03/2020T14:32",
"authorization_number": "202650",
"merchant_usn": "16013439434",
"esitef_usn": "200320048363850",
"sitef_usn": "202650",
"host_usn": "999202650 ",
"amount": "512",
"payment_type": "C",
"issuer": "1",
"authorizer_merchant_id": "000000000000005",
"payment_date": "20/03/2020T14:32"
},
{
"authorizer_code": "000",
"authorizer_message": "Transacao Aprov.",
"status": "PPC",
"nit": "1234567890abcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890abcdefghijklmnopqr",
"order_id": "20125445982",
"customer_receipt": "====CUPOM COMPRADOR====",
"merchant_receipt": "====CUPOM ESTABELECIMENTO====",
"authorizer_id": "2",
"acquirer_id": "229",
"acquirer_name": "Bin",
"authorizer_date": "20/03/2020T14:32",
"authorization_number": "202651",
"merchant_usn": "16013439434",
"esitef_usn": "200320048363860",
"sitef_usn": "202651",
"host_usn": "999202651 ",
"amount": "510",
"payment_type": "C",
"issuer": "2",
"authorizer_merchant_id": "000000000000005",
"payment_date": "20/03/2020T14:32"
}
]
}

Códigos de resposta

Veja a referencia no Códigos da API - códigos de resposta

Parâmetros de requisição#

Na tabela abaixo está a descrição dos parâmetros de requisição do serviço de efetivação de pagamento com múltiplos meios de pagamento:

ParâmetroDescriçãoFormatoObrigatório
multiple_payment_methods[]Consiste em um array para pagamentos com múltiplos meios de pagamento em que cada item representa um meio de pagamento. Devem ser informados exatamente 2 (dois) itens, os quais são compostos pelos campos descritos abaixo.
authorizer_idCódigo da autorizadora no Carat. Saiba mais.
Caso este campo não tenha sido enviado na etapa de criação da transação, ele passa a ser obrigatório ao consumir o serviço de efetivação do pagamento.
< 3 NSIM
installmentsNúmero de parcelas. Caso não seja informado, será usado o valor passado na inicialização da transação no Carat.< 2 NNÃO
installment_typeTipo de financiamento. Caso não seja informado, será usado o valor passado na inicialização da transação no Carat.< 2 NNÃO
amountValor da compra especificado pela loja para este meio de pagamento (em centavos).< 12 NSIM
numberNúmero do cartão do comprador (PAN).< 19 NSIM
expiry_dateData de vencimento do cartão no formato MMAA. Sua obrigatoriedade depende do adquirente escolhido. Na maioria dos casos, esse campo é obrigatório.= 4 NCOND.
tokenHASH de um cartão armazenado no Carat. Não é permitido enviar um número de cartão aberto (campo number) e um cartão armazenado (campo token) na mesma requisição.= 88 ANNÃO
security_codeCódigo de segurança. Este campo pode não ser obrigatório se a empresa possuir um acordo no contrato firmado com as redes adquirentes, somente para o pagamento de determinados seguimentos. Entretanto é possível configurar a obrigatoriedade do campo nas configurações da loja, consulte o suporte do Carat para mais informações.
Importante: um pagamento com agendamento implica no armazenamento dos dados do cartão do comprador no ambiente do Carat. Porém, por questões de segurança, o código de segurança não pode ser armazenado. Por isso, os pagamentos agendados sempre serão executados sem o envio do código de segurança.
< 5 NCOND.

Parâmetros de resposta#

Em caso de sucesso, o código de resposta HTTP será 201. Qualquer outro código deve ser interpretado como erro. Na tabela abaixo está a descrição dos parâmetros de resposta do serviço de efetivação de pagamento:

ParâmetroDescriçãoFormato
codeCódigo de resposta do Carat para a operação de múltiplos meios de pagamento. Qualquer código diferente de 0 significa falha. Saiba mais.< 4 N
messageMensagem de resposta do Carat para a operação de múltiplos meios de pagamento.< 500 AN
payments[]Consiste em um array para pagamentos com múltiplos meios de pagamento no qual cada item representa a resposta correspondente a um dos meios de pagamentos. Os itens são compostos pelos campos descritos abaixo.
codeCódigo de resposta do Carat para a operação de pagamento de um dos meios de pagamento. Qualquer código diferente de 0 significa falha. Saiba mais.< 4 N
messageMensagem de resposta do Carat para a operação de pagamento de um dos meios de pagamento.< 500 AN
authorizer_codeCódigo de resposta do autorizador.< 10 AN
authorizer_messageMensagem de resposta do autorizador.< 500 AN
statusStatus da transação de pagamento no Carat. Saiba mais.= 3 AN
nitIdentificador da transação de pagamento no Carat.= 64 AN
order_idCódigo de pedido enviado pela loja na criação da transação.< 20 AN
merchant_usnNúmero sequencial único enviado pela loja na criação da transação.< 12 N
amountValor da compra especificado pela loja para este meio de pagamento (em centavos).< 12 N
sitef_usnNúmero sequencial único da transação de pagamento no SiTef.= 6 N
esitef_usnNúmero sequencial único da transação de pagamento no Carat.= 15 N
customer_receiptCupom (via cliente).< 4000 AN
merchant_receiptCupom (via estabelecimento).< 4000 AN
authorizer_idCódigo da autorizadora utilizada na transação.< 4 N
acquirer_idCódigo do adquirente utilizado na transação.< 4 N
acquirer_nameNome do adquirente utilizado na transação.< 100 AN
authorizer_dateData de efetivação do pagamento retornada pelo autorizador no formato DD/MM/AAAA'T'HH:mm. Exemplo: 13/07/2017T16:03= 16 D
authorization_numberNúmero de autorização.< 6 AN
host_usnNSU da autorizadora.< 15 AN
tidID da transação no adquirente. Este campo só é retornado em transações com adquirentes externos ao SiTef.< 40 AN
eciEletronic Commerce Indicator (indicador do nível de segurança da transação do pagamento via e-Commerce).< 3 AN
payment_dateData de efetivação do pagamento no Carat no formato DD/MM/AAAA'T'HH:mm. Exemplo: 13/07/2017T16:03= 16 D
issuerCódigo da bandeira retornado pelo autorizador.< 5 AN
authorizer_merchant_idCódigo de afiliação do lojista na autorizadora.< 100 AN
xidCampo XID retornado em autenticações 3DS ou certos adquirentes.< 40 AN
authentication_urlURL de autenticação retornada em fluxos de pagamento com autenticação.< 56 AN
balanceSaldo disponível após pagamentos com cartões tipo Gift.< 12 N
payment.analysis
codeCódigo de resposta da operação de análise de fraude.< 4 N
messageMensagem de resposta da operação de análise de fraude.< 200 AN
statusStatus da transação de análise de fraude do Carat. Este campo pode assumir os seguintes valores:
NOV – Nova.
EXP – Expirada.
ACC – Aceita
REJ – Rejeitada
REV – Em revisão
INV – Inválida
= 3 AN
payment_typeTipo do pagamento da autorizadora escolhida: B = boleto, C = crédito, D = débito, P = cartão crédito Private Label puro, T = tranferência bancária, G = cartão gift, O = outros meios de pagamentos, W = Boleto NR via Web Service= 1 AN